Especialmente
em níveis de habilidade mais recreacionais do jogo, é importante saber não
somente as regras do tênis, mas também aquelas que se aplicam ao básico da
etiqueta. A última coisa que dois jogadores querem é uma luta sobre regras. O
código da conduta, escrito para ajudar os jogadores em jogos não oficiais,
fornece um número de soluções aos cenarios desastrosos que surgem nestes tipos
de jogos. Seguem algumas regras básicas que cobrem a cortesia comum para jogos
de tênis.
Aquecimento não é treinamento; é aquecimento, para seu oponente se sentir bem consigo mesmo. Isto significa bater bolas diretamente para o oponente e em um ritmo razoável. Geralmente, você não deve retornar saques durante o aquecimento, a menos que você peça a seu oponente permissão. As duplas podem aquecer-se um com o outro, preferivelmente do que com seus oponentes.
Chame a contagem antes de cada ponto.
Isto assegura que os jogadores estejam no mesmo comprimento de onda antes de cada ponto e evitem uma disputa posterior. Chamando a contagem antes de sacar permite que o recebedor saiba o ponto que vai ser jogado. O sacador deve chamar a contagem antes de cada ponto, NÃO o recebedor.
Não retorne os saques que estão obviamente fora.
Se um saque for obviamente longo, o código da conduta requer que o jogador bata a bola na rede na frente dele, ou certificando-se que é seguro, na cerca atrás dele. É considerado uma forma de descortezia rebater os saques que estão obviamente fora, sobre a rede. Continuar a fazer assim pode ser considerado uma atitude anti-esportiva e atrasa o jogo.
Jogue no ritmo do sacador.
Enquanto as regras reservam até 25 segundos entre os pontos para a recuperação, o recebedor deve jogar no ritmo do sacador, que é considerado geralmente ao redor 10-12 segundos após o último ponto terminado. O recebedor não deve protelar e o sacador não deve apressar-se, mesmo se preferirem começar imediatamente o ponto seguinte.
Adicionalmente, se o recebedor não estiver pronto quando a bola for sacada, não deve fazer nenhuma tentativa de retornar a bola. Se o recebedor fizer um golpe em um saque, e tentar então reivindicar que não estava pronto, azar do recebedor. Simplesmente mantenha levantada sua mão e diga, "eu não estava pronto."
Quando na dúvida, chame-a "dentro."
Se houver alguma dúvida, dê a chamada para seu oponente. Se você honestamente não puder ver uma chamada, você pode perguntar a seu oponente se viu a bola. Se viram a bola, devem fazer a chamada. Se não, você deve dar-lhes a chamada.
Não se volta o ponto, com uma exceção.
Se os parceiros de duplas discordarem em uma chamada do saque, e o saque foi devolvido no jogo, podem chamar um “let”. Se o recebedor der uma de “João sem braço” no jogo, o espirito esportivo requer que a equipe dê o ponto a seus oponentes.
Não interrompa pontos na quadra ao lado ao retornar bolas.
A ordem é não interromper um ponto na quadra vizinha, ou atrasar seu jogo, simplesmente role as bolas atras da cerca lateral se a outra quadra esiver jogando um ponto. Isto permitirá que você comece seu ponto, e permite que os jogadores na quadra vizinha recuperem sua bola sem interferir com seu ponto. Não role bolas atrás dos jogadores envolvidos em um ponto, mesmo bem atrás deles e proximo de sua cerca; seu oponente pode ver a bola rolando atrás deles.
Mantenha bolas secas.
Se você suar ao ponto que seus shorts se tornam embebidos, não ponha bolas em seu bolso caso as bolas comecem a absorver a umidade dos bolsos. Isto pode ser considerado alterar o equipamento e você pode ser penalizado por isso. Se você suar muito e usar um backhand de duas mãos, você terá que encontrar uma solução para esta situação, porque você não pode colocar uma bola no piso próximo aos seus pés ao servir.
Eduque espectadores.
Não aplauda dupla-faltas ou tiros errados. Se seus fãs importunam jogadores oponentes, você pode esperar o dobro de fãs que esperam sua equipe quando você for para o clube deles! Saber estas regras simples de etiqueta antes dos jogos ajudar-lhe-á manter uma atmosfera esportiva durante os jogos mais duros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário