segunda-feira, 24 de junho de 2013

A importância do aquecimento


Para desempenhar-mos qualquer atividade física é importânte o aquecimento corporal.
Os músculos necessitam de calor, por isso precisamos pré aquecer o nosso corpo para a atividade desejada.

Ao executar um tipo de aquecimento simples por exemplo, corridas curtas, pular cordas, saltos no lugar, nosso coração aumenta a frequência, elevando assim a pressão sanguínea (o sangue corre mais rápido nas artérias), o corpo entra em calor.

Porém somente isto não é suficiente para estar aquecido, os músculos, articulações e tendões necessitam de uma preparação mais específica que são os alongamentos.

Ao executar exercícios de alongamento específicos para os músculos por exemplo, o mesmo estará gradativamente se tornando mais elástico e mais contrátil, ao alongar uma determinada articulação ou tendão (panturilha e ombro), os mesmos estarão entrando em calor preparados para a atividade.

Não adianta sacar para aquecer a articulação do ombro, é importante um alongamento específico para a articulação.

Assim vale para os cotovelos, para a coluna, para a musculatura da coxa (anterior e posterior, etc.). Alongar exige muito pouco tempo e espaço, pois em menos de cinco minutos você estará leve e solto preparado para a atividade sem risco de contusão.
Escrito até aqui por: Marcelo Ribeiro Cunha



Exemplo de exercícios para aquecimento - em todos os exercícios, a posição deve ser mantida sem insistências, nem movimentos rápidos (balísticos). A posição extrema deve ser atingida sem dor (não forçamos tanto como quando treinamos a flexibilidade). Cada posição mantém-se por cerca de 30 a 40". Os exercícios dinâmicos também devem ser executados a uma velocidade reduzida. Na maioria dos exercícios, a posição é mantida à custa da contracção dos grupos musuculares antagonistas (em relação aos que pretendemos estirar).




Nenhum comentário:

Postar um comentário