quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um novo trabalho para o hawk-eye


Um novo falcão está fazendo sua estréia em Wimbledon este ano. Os organizadores tentam resolver o problema dos pombos de forma natural. Especialmente treinados, as aves de rapina têm sido utilizadas para espantar pombos, desde 1999, mas este ano é a primeira aparição do falcão Harris, Rufus de 26 semanas de idade. Rufus voa entre as vigas das quadras para desencorajar os pássaros de empoleirar. O Clube All England está ansioso para ser livrar dos pombos porque podem distrair os jogadores pousando sobre a linha de base entre os games e por causa dos riscos para a saúde provocados pelos seus excrementos.
Wayne Davis, proprietário e treinador de Rufus, disse que não foi motivo de surpresa as quadras atraírem os pássaros. "Este é um excelente lugar para pombos", disse ele. "Você não podia conceber uma melhor casa de pombo, com todas estas vigas e as sementes de alta qualidade produzidas pela grama." Davis também tem um falcão peregrino que voa acima das 19 quadras todas as manhãs para assustar os pombos. "Ela (a ave de rapina) é um predador no topo da cadeia alimentar, como um leão ou tigre do mundo das aves", disse ele. "O problema é que existem muito poucos predadores naturais dos pombos selvagens, em Londres."
O debut de Rufus foi marcado pelo primeiro-dia nervoso - em seu primeiro vôo ele pousou no teto da quadra central, e Davis teve de escalar para recuperá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário